A maioria das empresas, principalmente as inovadoras e comprometidas com o bem-estar da equipe, percebeu que o ambiente de trabalho pode ter grande influência na saúde dos colaboradores, assim como no seu desempenho.
Afinal, os profissionais passam boa parte de seu tempo no local de trabalho, e por isso devem estar confortáveis e seguros. Caso contrário, será muito difícil que possam oferecer um rendimento que seja no mínimo satisfatório.
Por isso, é de responsabilidade da organização proporcionar ao colaborador um ambiente no qual ele possa se sentir bem, realizando suas funções com qualidade. Além disso, trabalhar em um local agradável e harmonioso estimula a produtividade, aumentando a permanência do profissional na empresa, e melhorando seu rendimento. A seguir, você poderá conhecer como a saúde dos colaboradores podem influenciar na produtividade da empresa. Confira!
Como a saúde dos trabalhadores influencia na produtividade da empresa
Muitos problemas de saúde podem colocar a a saúde dos colaboradores e a produtividade no trabalho em dúvida. Além disso, aumentam custos com os sinistros de planos de saúde, provocam atrasos, faltas e, em alguns casos, afastamento indeterminado.
Certas doenças podem diminuir a motivação, capacidade de foco e rendimento dos funcionários. Dessa forma, é fundamental estimular e manter a saúde dos colaboradores, levando vantagens financeiras para a empresa, e também colaborando para a melhorar o clima da organização, qualidade das entregas e performance dos colaboradores.
A relação entre a saúde dos colaboradores e a produtividade no trabalho
Pessoas motivadas são mais produtivas. Por isso, uma boa energia no ambiente de trabalho contribui para que as atividades sejam realizadas com qualidade e conforme planejado, atingindo assim máxima eficiência.
Entretanto, o trabalho excessivo não está relacionado a isso. Pessoas produtivas costumam equilibrar aspectos como vida pessoal, profissional e saúde. Já um profissional viciado em trabalho não descansa direito, não se alimenta de maneira adequada e nem pratica atividades físicas. Dessa maneira, não tem tempo para investir em sua própria saúde.
Essa falta de equilíbrio entre trabalho e a vida pessoal traz reflexos principalmente para a saúde dos colaboradores. Assim, logo surgem sinais de estresse e exaustão, refletindo na atuação no trabalho e em sua saúde e vida como um todo.
Ao estar doente, as faltas começam a aumentar e os afastamentos se tornam cada vez mais frequentes. Consequentemente, podemos afirmar que a saúde debilitada reduz a produtividade no trabalho.
Pessoas desmotivadas passam a faltar mais ou comparecem na empresa sem condições mínimas de produzir nada. Isso reflete na falta da qualidade de vida do trabalhador. Dessa maneira, ser uma pessoa motivada e produtiva é fundamental para estar com a saúde em dia.
Funcionários saudáveis são mais produtivos
Um local de trabalho adequado também favorece a saúde dos colaboradores, ajudando ainda mais a melhorar a produtividade do colaborador. É claro que todos precisam de um desempenho satisfatório, realizando suas funções conforme o que é esperado pela empresa. Entretanto, trabalhar em um local sob pressão e cobrança não faz bem para a saúde.
O local de trabalho influencia no comportamento das pessoas, o que pode aumentar a chance de estresse. Assim, o clima geral se torna insatisfatório e o ambiente de trabalho acaba desmotivando o colaborador.
Ainda, quando o profissional precisa se ausentar por licença médica, a instituição fica com a equipe desfalcada perdendo na produtividade. Portanto, quanto mais saudável for o ambiente, física e psicologicamente, melhor será a atuação e saúde dos colaboradores em seu trabalho. Dessa forma, é importante que a organização promova ações e campanhas que estimulem o cuidado com a saúde, oferecendo um ambiente propício e seguro para isso.
Invista em segurança e boas condições de trabalho
Equipamentos de proteção individual, ou EPIs, são peças importantes para garantir a saúde do trabalhador, devendo ser fornecidos pela empresa por lei, sempre que necessário. Além disso, a segurança de todos os ambientes de trabalho deve ser verificada com periodicidade, assegurando que os riscos sejam eliminados.
Além da manutenção correta de máquinas, computadores e outros aparatos manuseados pelos colaboradores, o oferecimento de treinamentos e cursos para a boa execução de tarefas e a higiene do ambiente de trabalho e áreas de convivência são muito importantes para que o colaborador consiga recarregar as energias em seu intervalo.
Como a empresa pode cuidar da saúde dos colaboradores
A empresa deve se preocupar em oferecer um ambiente de trabalho harmônico que possa encorajar a produtividade focando na manutenção da qualidade de vida dos profissionais. Para isso, algumas estratégias e boas práticas são essenciais para garantir que as equipes tenham o suporte necessário para desenvolverem o trabalho.
Para focar na saúde dos colaboradores, é preciso considerar a redução dos fatores de risco, desenvolvimento das habilidades dos funcionários, e enfrentamento de eventuais problemas físicos e psicológicos que possam surgir. Confira algumas práticas que ajudam a cuidar da saúde dos colaboradores no ambiente de trabalho.
Realize a ginástica laboral na empresa
Em alguns minutos do dia, realize a ginástica laboral e outras atividades que foquem na respiração, nas articulações e fortalecimento do corpo. Isso ajuda no alívio da tensão acumulada, contribuindo para começar o dia com mais leveza. Além disso, foque no estímulo dos exercícios físicos como campanhas e eventos externos.
Contribua com boa alimentação
Campanhas e visitas de nutricionistas são boas alternativas para focar na saúde dos colaboradores. Contudo, a nutrição comportamental pode ser um passo além dessa prática. A distribuição de frutas uma ou mais vezes na semana, por exemplo, já orienta a uma boa alimentação.
Foque na ergonomia do ambiente
A ergonomia é um grande diferencial que pode contribuir para a saúde dos colaboradores. Por isso, verifique se cadeiras e apoios estão de acordo com as posições dos colaboradores enquanto exercem suas atividades. Isso ajuda a evitar lesões que podem afastar os profissionais. Algumas dicas para focar na ergonomia no trabalho, são:
- oriente os colaboradores a posicionarem-se na cadeira para que os ossos do quadril fiquem próximos ao encosto;
- manter os pés firmemente apoiados no chão;
- mãos e punhos devem ficar alinhados com a altura da mesa e cadeira, evitando que esforço extra seja aplicado;
- a tela do monitor deve ficar na altura dos olhos;
- estimule as pausas programadas para que eles estiquem as pernas e possam se hidratar.
Fique atento ao assédio
É fundamental respeitar a diversidade, características e perfil de cada colaborador. Do contrário, eles podem se sentir perseguidos, desrespeitados e influenciados a tomarem decisões e atitudes que não condizem com quem são. Isso pode interferir não só na motivação, mas também causar ações contra a empresa.
Invista em iluminação de qualidade
A iluminação inadequada é prejudicial à visão, e pode impactar até mesmo o humor dos colaboradores. Assim, valorize a iluminação natural do ambiente e proporcione totais condições de os seus colaboradores trabalharem com eficiência e conforto.
Cuide da manutenção do clima organizacional
O clima organizacional é a soma da percepção dos colaboradores a respeito da empresa. Uma boa forma de cuidar da saúde dos colaboradores é por meio de pesquisas de satisfação. Dessa forma, a instituição pode entender como impactar os profissionais e redefinir estratégias que não estão surtindo efeito esperado, aumentando a motivação, saúde e bem-estar.
Respeite a carga horária de trabalho
Pressão em excesso nunca é benéfica para a saúde dos colaboradores. Por isso, crie um ambiente de trabalho que proporcione boas condições, sendo flexível e que saiba quanto, onde e como cobrar dos seus profissionais sem sobrecarregá-los.
Ofereça benefícios voltados ao bem-estar
Ao melhorar o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho, é possível realizar a retenção de talentos e a atração de novos profissionais. Simples investimentos podem fazer a diferença, como espaços higienizados para alimentação, oferta de ambiente climatizado, bebedouros de água em pontos estratégicos para hidratação diária, e mais.
Agora que você sabe como a saúde dos colaboradores pode influenciar na produtividade de cada um dentro do ambiente de trabalho. Siga as dicas acima e proporcione o melhor espaço para que sua equipe esteja sempre motivada e confortável, apresentando os melhores resultados dentro da empresa!
Gostou deste conteúdo? Então, veja como melhorar a saúde de seus colaboradores sabendo escolher um bebedouro para empresa!