Os bebedouros e os purificadores são equipamentos fundamentais para as empresas. Práticos, simples e disponíveis em diversos modelos, eles auxiliam negócios de todos os tamanhos a manter a hidratação não só da equipe, como também de todas as pessoas que circulam por aquele ambiente.
No entanto, com o passar do tempo, é necessário realizar manutenções e, inclusive, a troca de filtros, para garantir que o bebedouros e o purificadores continuem funcionando em perfeito estado e com a eficiência necessária para cumprir seu papel.
Quer saber mais sobre a importância da troca de filtros e como ela é feita? Continue a leitura.
Por que é tão importante fazer a troca de filtros?
A manutenção adequada dos bebedouros e purificadores irá ajudar não só a manter a qualidade da água que está sendo servida, como também a aumentar o tempo de vida útil desse equipamento.
O filtro é responsável por remover as partículas de barro, ferrugem e areia, por exemplo, que podem contaminar a água. Ele também é responsável por reduzir o excesso de cloro que pode haver no líquido.
Caso não passem pela higienização regular, esses bebedouros poderão sofrer algumas alterações: água com gosto e odor desagradável, além da proliferação de bactérias e fungos na estrutura, podendo, inclusive, entupir o bebedouro e causar problemas no sistema de regulagem da temperatura da água.
Cada filtro possui um prazo de vida útil estipulado pelo fabricante. Dentro desse período, ele irá reter as impurezas e garantir uma água limpa. No entanto, com o passar do tempo, ele vai perdendo sua eficiência, e por isso é preciso estar atento às recomendações e prazos do fabricante: veja quais são os prazos e condições de manutenção definidos e respeite.
Beber água sem a devida filtração pode gerar alguns problemas de saúde. O líquido não filtrado corretamente pode conter alumínios pesados, cloro, impurezas, bactérias e até vírus, podendo gerar várias doenças.
Por isso, é fundamental que a água esteja filtrada e que seja evitada a ingestão de água de outras fontes, como torneiras.
Qual é o prazo para a troca de filtros?
Cada fabricante estipula qual é o intervalo de tempo correto para realizar a troca dos filtros. No entanto, a recomendação média é de realizar a troca a cada seis meses, para garantir o bom funcionamento do bebedouro.
Além disso, existem outros fatores que precisam ser avaliados e que podem prejudicar ou estender a vida útil do filtro. Observe:
- se o local onde o bebedouro está instalado tem fornecimento de água com muitas impurezas;
- se a água do ambiente possui uma concentração de cloro elevada;
- se a água vem de poço artesiano; etc.
Esses detalhes podem prejudicar o filtro, reduzindo sua vida útil.
Se o bebedouro ou purificador está instalado com em um local onde a água fornecida é praticamente purificada, é comum que a duração do filtro tenha uma vida útil muito maior, visto que terá menos trabalho para purificar o líquido.
Os sinais simples de que o filtro não está mais em bom funcionamento é um possível gosto diferente na água e a redução da vazão no bebedouro.
Como fazer?
A troca de filtros deve ser feita por um profissional especializado. Algumas empresas enviam comunicados para os clientes ou ligam avisando que já está na hora de fazer essa alteração.
É necessário contar com o auxílio do profissional especializado porque, muitas vezes, serão necessárias ferramentas específicas e peças originais para garantir o bom funcionamento do bebedouro ou purificador após a troca.
Durante a manutenção, o profissional poderá:
- realizar a limpeza e esterilização completa do bebedouro;
- desmontar as torneiras para limpeza;
- ajustar, substituir ou limpar os filtros;
- manutenção preventiva, lubrificação ou troca de outras peças além do filtro, como placas, protetores térmicos, mangueiras, compressores, torneiras e termostatos.
Cuidados necessários
Enquanto não está na hora de realizar a troca de filtros e fazer a manutenção preventiva do bebedouro, alguns outros detalhes podem ajudar a garantir a limpeza e o bom funcionamento do equipamento:
- beber água com copos e garrafas;
- não lavar objetos no bebedouro;
- não encostar a boca ou nariz perto da saída de água;
- lavar as mãos antes de usar o equipamento;
- higienizar o bebedouro diariamente.
A troca de filtros é fundamental para garantir o bom funcionamento do bebedouro ou purificador e aumentar sua vida útil.
Sempre conte com um profissional especializado para fazer a manutenção preventiva e mantenha em dia as melhores práticas de cuidado e preservação do equipamento.
Quer saber mais sobre a importância de manter os filtros devidamente limpos? Confira o artigo Quais os riscos de beber água não filtrada?.