Um bebedouro industrial é um excelente investimento. Se considerarmos as opções com sensor, podemos observar inclusive resultados na economia de água e energia da empresa.
No entanto, para que o aparelho garanta seu bom funcionamento, é preciso realizar a manutenção preventiva.
A manutenção preventiva em bebedouros é fundamental, e precisa estar em dia para que a água ingerida por todos que circulam pela empresa esteja limpa e potável, própria para consumo.
Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo explicando um pouco mais sobre manutenção preventiva em bebedouros, qual sua importância e como ela deve ser realizada.
Continue a leitura.
O que é manutenção preventiva?
A manutenção preventiva consiste na rotina de manutenções para evitar que o equipamento sofra algum dano.
Algumas empresas optam por não realizar a manutenção preventiva, e deixar para realizar as correções de falhas e outros problemas do equipamento quando realmente aparecerem.
No entanto, sendo uma máquina utilizada diariamente e que impacta diretamente no bem estar e na qualidade de vida de funcionários e até mesmo clientes da empresa, a manutenção preventiva é a melhor alternativa.
Ela irá permitir que pequenos ajustes sejam feitos antes de se tornarem grandes problemas, aumentando a vida útil do equipamento e garantindo seu uso contínuo.
Qual a importância da manutenção preventiva em bebedouros?
A manutenção preventiva em bebedouros é fundamental para garantir a água sempre limpa, fresca e livre de possíveis contaminações.
Quando um bebedouro, seja ele industrial ou doméstico, não passa pelo processo de higienização regular, o líquido disponibilizado pelo equipamento poderá conter odores desagradáveis, gosto estranho e até permitir que coliformes fecais e outros elementos se proliferem.
O resultado da falta de higienização e manutenção dos bebedouros é a redução do tempo útil daquele equipamento, bem como problemas de saúde, como infecções intestinais e diarréias àqueles que ingerem a água contaminada.
Com a manutenção preventiva em bebedouros em dia, é possível evitar problemas nos sistemas de regulagem de temperatura da água e entupimentos.
Quando fazer a manutenção?
A manutenção de bebedouros precisa ser feita por profissionais qualificados. O tempo médio para realização de manutenção preventiva em bebedouros industriais é de seis em seis meses.
O profissional será responsável por realizar a manutenção periódica, mas é preciso que a empresa e os funcionários mantenham-o limpo para garantir o bom funcionamento.
No dia a dia na empresa, é possível ter alguns cuidados:
- nunca dispensar comida e outros resíduos nos bebedouros;
- não permitir que animais se aproximem do equipamento;
- limpar corretamente as mangueiras e torneiras para evitar a proliferação de coliformes e lodo;
- fazer a higienização periódica do equipamento.
Essas medidas devem ser mantidas diariamente para evitar problemas e garantir que a vida útil do equipamento seja maior.
Como realizar a manutenção?
Como dito anteriormente, a manutenção do bebedouro deve ser realizada por um profissional especializado.
É importante que esse profissional siga todas as recomendações do fabricante. Cabe à empresa manter a rotina de manutenção preventiva a cada seis meses para manter o bom funcionamento do equipamento.
Nessa visita semestral, o técnico especializado irá realizar a higienização das bicas das torneiras, do reservatório, do gabinete externo do bebedouro e a troca das mangueiras internas. Além disso, ele irá realizar a troca do refil do bebedouro, que é o que mantém a água livre de cloros e sujeiras.
No dia a dia, a bica e superfícies dos bebedouro devem ser higienizadas com álcool em gel 70%, para eliminar possíveis contaminações ali presentes.
Ao seguir as melhores práticas de higienização e cuidado com o bebedouro, aumenta-se o tempo de vida útil do equipamento e promove a segurança e saúde das pessoas que o utilizam.
A manutenção preventiva em bebedouros é necessária não só para as opções industriais, como também para os bebedouros domésticos.
Ao realizar esse procedimento, você irá garantir água limpa e potável para todos.
Quer saber mais sobre bebedouros e como aumentar a segurança com o uso diário desse equipamento? Leia nosso artigo Bebedouros com sensor: qual a vantagem?