A água é um bem natural que traz diversos benefícios para todos os seres vivos.
Quando pensamos no consumo de água, precisamos ter em mente que a recomendação da OMS é de que a água ingerida deve ser devidamente tratada, filtrada, sem a presença de coliformes fecais e outros elementos que podem contaminar o líquido.
Para evitar que alguns erros sejam cometidos na manutenção de bebedouros, decidimos criar esse artigo.
Continue a leitura.
A importância da manutenção de bebedouros
A manutenção de bebedouros é fundamental para garantir a qualidade da água e evitar que ela se contamine.
No entanto, é preciso ter em mente que essa manutenção não poderá ser feita por qualquer pessoa: é preciso contar com um profissional especializado e capacitado para realizar o procedimento.
A empresa e os funcionários, por sua vez, podem manter as medidas de higiene adequadas para evitar que possíveis problemas apareçam, como o acúmulo de lodo e contaminação do equipamento.
A manutenção permitirá que problemas maiores nos bebedouros sejam evitados. Através dela, é realizada a troca de filtro e higienização de partes internas e externas, melhorando a performance do equipamento.
Dessa forma, grandes problemas são evitados: a manutenção permitirá que o equipamento funcione bem durante todo o tempo, sem a necessidade de trocá-lo ou suspender o seu uso.
4 erros mais comuns na manutenção de bebedouros
Como dito anteriormente, a manutenção de bebedouros é um ponto chave para garantir seu bom funcionamento.
Infelizmente, não é raro encontrarmos empresas que cometem alguns erros e que, a longo prazo, podem ter alguns prejuízos.
Veja quais são os erros mais comuns na manutenção de bebedouros.
1. Esquecer de realizar a manutenção
A manutenção preventiva dos bebedouros industriais deve ser feita a cada seis meses, seguindo as recomendações do fabricante.
No entanto, muitas empresas acabam se esquecendo desse detalhe, e só se lembram quando o equipamento apresenta algum tipo de problema.
Por isso, é importante que você se organize e crie algum tipo de lembrete semestral para agendar a visita de um profissional e garantir que as manutenções periódicas sejam realizadas dentro do prazo.
2. Não higienizar os bebedouros corretamente
Os bebedouros precisam seguir uma rotina de higienização adequada para garantir seu bom funcionamento no dia a dia.
Muitas empresas acreditam que essa higienização deve ser feita apenas durante a manutenção, com um profissional qualificado, mas não é bem assim.
No dia a dia, a higienização das superfícies e bicas dos bebedouros precisa ser frequente, para evitar que vírus e bactérias se acumulem e provoque algum tipo de doenças nas pessoas que o utilizam.
3. Não contar com profissionais especializados
A manutenção nos equipamentos por profissionais não qualificados pode agravar o que já está ruim. Quando um bebedouro industrial para de gelar, ou está com vazamento, o ideal é chamar um especialista no assunto para que preste a manutenção com as peças adequadas e mão de obra qualificada.
Além disso, esses equipamentos precisam passar por uma vistoria de profissionais especializados, que serão responsáveis por trocar os filtros e peças que necessitem ajuste.
4. Acumular comida e outros resíduos nos bebedouros
Por último, um erro que pode prejudicar o funcionamento dos bebedouros é o acúmulo de comidas e outros resíduos no equipamento.
Conscientize os funcionários e pessoas que transitam pelo espaço sobre a importância de nunca deixarem acumular resíduos, além de não lavarem as mãos ou objetos no bebedouro.
A manutenção de bebedouros é necessária para que a empresa consiga tornar esse equipamento funcional por muito mais tempo.
Evitando os erros pontuados acima, é possível garantir água limpa e sem contaminação por muito mais tempo.
Quer aprender mais sobre o assunto e reforçar a importância da manutenção e limpeza dos bebedouros industriais? Confira nosso artigo Contaminação em bebedouros: o que é e como evitar?