Saber gerir os custos de forma inteligente não só ajuda a aumentar o controle sobre o capital empresarial, como também permite que a empresa ganhe mais competitividade, por meio da prática de preços mais atraentes e/ou do aumento da margem de lucro.
A seguir, vamos oferecer algumas dicas sobre como fazer uma gestão de custos mais eficaz e conseguir alcançar esses resultados. Continue acompanhando e confira!
1. Identifique e elimine seus pontos fracos
Em todos os processos de trabalho, existem grandes chances de ocorrerem falhas e desperdícios que comprometem a agilidade e a produtividade, aumentam os riscos de erros e fazem com que os custos sejam maiores do que o necessário.
Para identificar quais pontos precisam de melhorias, o ideal é fazer um mapeamento dos processos, que é o estudo de como as atividades são realizadas e a identificação de quais melhorias podem ser feitas nos métodos de trabalho.
2. Faça um controle rigoroso do fluxo de caixa
Saber controlar o fluxo de caixa adequadamente é um dos pontos principais para que a gestão de custos se torne mais eficaz. É por meio dele que se sabe, com maior assertividade, como o capital empresarial está sendo gasto. Desde as maiores contas, até as bem pequenas; bem como quais são os gastos essenciais e quais podem ser considerados supérfluos.
Com um controle rigoroso do fluxo de caixa, o gestor passa a ter mais informações sobre onde pode — e precisa — fazer as reduções, conseguindo planejar melhor as ações que serão tomadas.
3. Torne a gestão de estoque mais eficiente e eficaz
Por mais que a gestão de estoque seja uma área que possua atividades mais operacionais, ela está diretamente ligada à gestão de custos. Quando os níveis do estoque não são geridos adequadamente, podem ocorrer perdas, perecibilidade, obsolescência, excesso e faltas dos itens — o que eleva ainda mais os custos operacionais.
Isso influencia diretamente os resultados financeiros, visto que as faltas afetam o valor do faturamento e os custos altos comprometem a margem de lucro.
4. Crie metas de redução de custos
Por mais que o objetivo da grande maioria dos gestores seja sempre reduzir os custos, essa é uma ação que deve ser planejada, para que não haja impactos consideráveis na qualidade dos produtos e serviços que são oferecidos para os clientes.
Além disso, a criação de metas de redução orientam melhor as ações que precisam ser tomadas e facilita o acompanhamento, permitindo comparar se as estratégias adotadas estão sendo, ou não, eficazes.
5. Acompanhe indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho são ferramentas de análise utilizadas para avaliar se os esforços empregados em determinada atividade estão sendo suficientes para alcançar os resultados que foram planejados. Além disso, eles também ajudam a analisar melhor as tarefas realizadas e identificar quais são os principais gargalos.
Assim, o gestor pode elaborar ações mais assertivas, que visam corrigir as falhas e aprimorar ainda mais os processos.
A melhor forma de tornar a gestão de custos mais eficaz é analisando, planejando e buscando ações que podem trazer resultados mais satisfatórios. Mesmo que não seja um trabalho simples e rápido, ele é fundamental para que a empresa garanta a sua perenidade no mercado.
O que achou do artigo de hoje? Quer contribuir com mais alguma dica de gestão de custos que não foi citada no texto? Aproveite os comentários para compartilhar suas opiniões e experiências conosco!