Manter a equipe de colaboradores motivada pode parecer um desafio para alguns gestores. Isso se o hábito de tentar motivar pessoas somente por meio da remuneração e bonificações em dinheiro ainda estiver sendo praticado, deixando de lado outras formas de levantar o ânimo da equipe.
Pensando em ajudar na gestão da sua equipe de forma eficaz, trouxemos 5 dicas de como motivar os funcionários que realmente fazem a diferença e fogem ao padrão salário + bônus. Quer conhecê-las? Então continue a leitura e descubra!
Trabalhe com uma hierarquia horizontal
Aquela hierarquia tradicional, onde chefes e funcionários “não se misturam”, está sendo cada vez mais deixada de lado para dar lugar a uma organização horizontal.
Ter contato direto e visibilidade pelos chefes pode ser uma bela forma de motivar os funcionários de cargos menores, pois isso ajuda a fazê-los sentir relevantes para a equipe, sem contar na oportunidade de aprendizado direto com os líderes da empresa.
Foco na qualidade de vida
Cadeiras confortáveis, lugar para descanso após o almoço, ambiente com ventilação e iluminação adequados, até bebedouros com água gelada – cada detalhe conta no momento de fazer de sua empresa um lugar bom de se trabalhar.
É claro que, segundo a NR 24, os bebedouros devem ser instalados por determinação da lei por questões sanitárias, porém, algumas empresas não se preocupam com a qualidade da água ou a sua temperatura. Para não cometer esse erro, procure uma empresa de sua confiança para a instalação de bebedouros de qualidade.
Seja flexível quanto aos horários de trabalho
Procure não ser rígido demais quanto aos horários de entrada e saída ou do coffee break. Pense no tempo como uma moeda de troca: se o colaborador contribuir com uma excelente ideia ou conseguir bater uma meta específica, seja flexível quanto ao banco de horas como recompensa. Isso pode ser bem motivador.
Além disso, a liberdade de não ser rigidamente vigiado no coffee break, por exemplo, denota mais confiança no colaborador e isso pode fazer com que ele se sinta mais engajado, e, por consequência, mais produtivo durante o expediente.
Deixe-os fazer parte da solução
Restringir informação dentro da equipe só ajuda a criar barreiras burocráticas e limitar a criação e a sensação de “fazer parte da equipe”. Divida os problemas da empresa com a equipe e deixe que os funcionários proativos se revelem e ajudem a dar a solução.
Não subestimar sua equipe pode ser surpreendente e, além de motivá-los, poderá te ajudar a descobrir novos líderes.
Forneça feedbacks justos
Os feedbacks são essenciais, tanto os positivos quanto os negativos, pois ajudam a equipe a crescer e evoluir. Os colaboradores da geração Y sabem disso e buscam esse feedback por conta própria. Por isso, não negue isso a eles e tenha paciência.
Dar feedback é uma ferramenta importante, pois mostra preocupação e mostra que cada colaborador é visto é acompanhado de perto. Afinal, é extremamente motivador receber “conselhos” e aprender todos os dias ao invés de somente realizar um trabalho rotineiro e ficar estagnado, não é verdade?!
E então, gostou das dicas que apresentamos? Tem alguma sugestão ou dúvida? Conte para a gente aqui nos comentários!