Após a chegada da pandemia causada pelo Novo Coronavírus no Brasil, os bebedouros com sensor ganharam ainda mais notoriedade no mercado. Isso porque, para prevenir o contágio da Covid-19 e reduzir a disseminação do vírus, além do uso de máscaras é fundamental evitar o contato físico com outras pessoas ou objetos, principalmente em locais públicos ou compartilhados.
Visto que o contágio do vírus ocorre por meio de gotículas, os bebedouros tradicionais tornaram-se um risco, que pode ser ainda maior em modelos tradicionais, em que existe a opção do usuário ingerir a água diretamente do equipamento.
Como alternativa para aumentar a segurança dos usuários, e assegurar a tranquilidade de colaboradores, clientes, pacientes e alunos que estejam circulando em empresas, hospitais e instituições de ensino, os bebedouros com sensor se tornaram os mais indicados. Por isso, desenvolvemos o post de hoje com informações que vão permitir a você entender porque esta tecnologia é indispensável. Confira!
O que são bebedouros com sensor?
Diferente dos bebedouros convencionais, em que existe a necessidade do contato do consumidor para acionar o equipamento, os bebedouros com sensor eliminam essa imposição. Este modelo de equipamento é ativado por meio de um sensor específico que permite ao usuário encher copos ou garrafas de água sem que exista contato.
Vantagens de bebedouros com sensor
Excelentes opções para garantir saúde e tranquilidade dos frequentadores daquele local, os bebedouros com sensor são fundamentais para o momento em que vivemos, diante da pandemia causada pela Covid-19.
Afinal, com um vírus em que a contaminação pode ocorrer também por meio de superfícies contaminadas, é preciso evitar o contato com qualquer item. Bebedouros tradicionais se mostram atualmente um risco em locais como empresas e instituições com alto fluxo de pessoas. A alternativa é utilizar equipamentos que sejam capazes de oferecer água limpa e filtrada sem que seja necessário o contato, como os bebedouros com sensor.
Este modelo conta com acionamento feito por uma tecnologia inteligente que substitui a necessidade do contato com as mãos para iniciar seu acionamento. Dessa maneira, o usuário não precisa tocar em nada, somente aproximar seu copo ou garrafa do bebedouro na região indicada, local onde está o sensor, e a água começa a ser disponibilizada. Além da segurança e praticidade, o modelo ainda permite a economia de água e energia.
A acessibilidade é outro motivo que contribui para a escolha de bebedouros com sensor. Isso porque, para pessoas com mobilidade reduzida, sejam idosos, deficientes, ou pessoas que sofreram algum tipo de acidente que reduziu seus movimentos, o equipamento é a alternativa mais prática. Seu sensor permite que o usuário possa ter acesso à água com facilidade e segurança, sem nenhum esforço manual.
Como os bebedouros com sensor podem evitar a contaminação?
Ao excluir a necessidade do contato físico entre equipamento e usuário, os bebedouros com sensor também contribuem para a redução de contaminação e doenças, uma vez que não há necessidade de encostar nele para liberar o fluxo de água.
Como acontece a contaminação em bebedouros?
A contaminação de bebedouros pode ocorrer devido o mau uso do equipamento e falta de higienização adequada. Ainda que o bebedouro possa parecer limpo a olho nu, o equipamento mal higienizado pode conter vírus, bactérias, protozoários e microorganismos, além do acúmulo de limo em algumas partes de sua superfície.
A pandemia reforçou a necessidade de manter os equipamentos higienizados, além da restrição para o contato com superfícies compartilhadas entre muitas pessoas, como em um ambiente de trabalho. Dessa forma, a conscientização sobre a higienização dos bebedouros, assim como a preferência por bebedouros com sensor, aumentaram. Para evitar a contaminação do equipamento, é preciso:
- utilizar o bebedouro somente para o consumo de água;
- nunca utilizar o equipamento para lavagem de mãos ou objetos;
- escolher beber água em copos e garrafas, evitando o contato direto com as torneiras;
- não encostar os lábios nas torneiras;
- limpar a parte interna e externa do bebedouro;
- evitar o acúmulo de lodo;
- não permitir que água parada se acumule no equipamento;
- não permitir que animais se aproximem do bebedouro;
- não deixar sujeira ou restos de alimentos no bebedouro;
- limpar e realizar a assepsia em torneiras e bicos do equipamento com frequência.
Para o uso correto do bebedouro, alguns cuidados devem ser realizados, como a higienização do equipamento com detergente neutro, troca de mangueiras ou higienização com solução apropriada, remoção das torneiras para higienização, evitando assim o acúmulo de limo. Para garantir que a limpeza seja realizada da forma ideal, solicite a ajuda de profissionais qualificados para a higienização e troca dos filtros.
Quando instalar torneiras de sensor para bebedouros?
Diferente do que muitos imaginam, não há necessidade da troca do bebedouro da empresa, escola ou instituição por um bebedouro com sensor.
Atualmente, torneiras com sensor podem ser instaladas e adaptadas aos mais diversos tipos de bebedouros, permitindo assim que as empresas e instituições públicas possam realizar essa mudança sem que seja necessário um grande investimento para adquirir a função touchless.
Adaptação de bebedouros com sensor
A linha água à laser da Beloar tem como vantagem a possibilidade de adaptação das torneiras por meio de um sensor em qualquer tipo de bebedouro. Ou seja, não há necessidade da troca do equipamento todo para fazer a adequação. Apenas a substituição da torneira é o suficiente. A Beloar oferece acionamento automático para água na adaptação de bebedouros manuais, transformando-os em bebedouros com sensor.
Dessa maneira, não é preciso substituir o equipamento atual da empresa. Basta instalar o sensor água à laser e trocar a torneira comum. Outra vantagem da solução água à laser da Beloar é a facilidade de instalação do sensor.
Você pode solicitar um técnico de manutenção predial ou elétrica da empresa para realizar a instalação, ou mesmo chamar um instalador credenciado da Beloar. Para que a adaptação da torneira de sensor no bebedouro do seu ambiente de trabalho acontece, basta seguir os passos a seguir:
- feche o registro de água que abastece o bebedouro;
- retire o esguicho comum do bebedouro;
- instale a torneira de sensor para bebedouro e ligue-o na tomada. Pronto, está funcionando.
Por que realizar a adaptação para torneira de sensor?
A torneira de sensor apresenta diversos benefícios, tanto para empresas, escolas e instituições públicas. Como vimos, os bebedouros com sensor são capazes de evitar a contaminação por bactérias, vírus, fungos e até mesmo pelo Novo Coronavírus.
Além disso, aumenta a acessibilidade de ambientes em que existem pessoas com mobilidade reduzida e garante a economia de água e energia. Contudo, esse modelo ainda apresenta outros motivos para ser usado, ou mesmo para que bebedouros convencionais sejam adaptados para torneira de sensor.
Segurança
O primeiro grande benefício de utilizar bebedouros com sensor é a segurança. Vimos que a pandemia causada pelo Novo Coronavírus é causada pelo contato com superfícies compartilhadas, e pode ser arriscado para a contaminação e proliferação do vírus.
Com os bebedouros com sensor, não há necessidade de encostar em nenhuma superfície compartilhada para ter acesso à água filtrada, permitindo que todas as pessoas que frequentam o ambiente tenham mais segurança e tranquilidade na hidratação diária em ambientes públicos.
Aumento da qualidade de vida
Essa tranquilidade em se hidratar de forma segura, faz com que as pessoas que frequentam ambientes públicos ou compartilhados se sintam mais seguras ao consumir água dos bebedouros coletivos. Essa tranquilidade e senso de segurança que a pessoa terá ao consumir água em ambientes públicos, irá promover uma maior ingestão diária de água, o que beneficiará o usuário, pois ele terá menos problemas ocasionados pela falta de hidratação. Além disso, ajudará as empresas e instituições públicas ao não sofrerem com a ausência de colaboradores que adoeceram pela falta de hidratação por receio de contrair alguma doença ao tocar o bebedouro de uso comum e coletivo.
Acessibilidade
A acessibilidade é outro ponto muito importante, por isso, vamos enfatizá-la. Quando pensamos em pessoas que possuem mobilidade motora reduzida por qualquer motivo, o bebedouro com sensor se torna uma excelente alternativa. Afinal, é ativado apenas com a presença de um copo ou garrafa de água, permitindo que as pessoas consigam se hidratar de forma mais fácil, com pouco esforço manual, e principalmente, com apenas uma das mãos. Isto é, bastará a pessoa aproximar a mão com o copo à frente da torneira de sensor que a água sairá, diferentemente dos modelos convencionais, que exigem que as pessoas pressionem botões que exigem uma força maior e as duas mãos para a liberação da água.
Economia de água e energia
Por fim, os sensores permitem a economia de energia e água. Se considerarmos que a torneira só será ativada com a presença de um copo ou garrafa de água, e será desativada com a ausência desses elementos, não vai ter desperdício de água e uso excessivo de energia para gelar a água desperdiçada. As torneiras de bebedouros convencionais que são abertas e fechadas ao girar o registro, podem provocar um alto desperdício de água e energia elétrica por pessoas que esqueceram a torneira aberta.
Você pôde conferir na leitura de hoje os inúmeros motivos que tornam os bebedouros com sensor a melhor opção para locais com grande quantidade de pessoas. Por isso, se você não quiser investir em outro equipamento, basta adaptar seu bebedouro manual para uma torneira com acionamento à laser. Essa solução leva segurança, higiene, economia, praticidade e acessibilidade para seu negócio.
Quer continuar se informando sobre este assunto? Então, veja também como escolher um bebedouro para empresa!